Secretário Adriano Soares durante abertura do Intercâmbio Cultural e Esportivo
Texto: Tayana Moura Foto: Raul Plácido A solenidade de abertura do II Intercâmbio Cultural e Esportivo Centro de Pesquisas Aplicadas (CEPA) reuniu, na manhã desta segunda-feira (06), centenas de estudantes das 11 escolas no ginásio do complexo educacional.
O secretário Adriano Soares presidiu a mesa de honra da solenidade, acompanhado por professores, coordenadores e técnicos pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.
Entre os dias 06 e 11 de agosto, alunos participarão de atividades de incentivo ao esporte e à cultura da paz, temas que norteiam o projeto. O ato solene de abertura teve início com o desfile dos atletas representando todas as escolas do CEPA: Moreira e Silva, Dom Pedro II, Princesa Izabel, Afrânio Lages, Laura Dantas, Maria Rosália Ambrózzio, Teotônio Vilela, Correia Titara, José Silveira Camerino, José Vitorino da Rocha e Maria José Loureiro.
A programação contou, ainda, com desfile das bandeiras, execução do hino nacional, acendimento da pira olímpica, juramento dos atletas e apresentações artísticas de ginástica rítmica. O secretário Adriano Soares falou aos jovens sobre a importância de competir e participar e ressaltou o poder dos estudos e do esporte para o desenvolvimento como cidadão. “Vocês foram feitos para vencer, seja no esporte, seja na vida. Quando a derrota vem, devemos fazer dela um aprendizado para conquistar a tão sonhada vitória.
Os estudos e o esporte podem levar todos nós a esse caminho”, enfatizou Soares. “Façam desse momento uma oportunidade para fortalecer a amizade e a interação”, complementou o secretário, declarando aberto o evento. O projeto – O Intercâmbio Cultural e esportivo é um projeto criado e desenvolvido pela 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
A intenção da iniciativa, entre outros objetivos, é fomentar a prática da cultura da paz e do esporte escolar com fins educativos, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno como ser social democrático e participante. De acordo com Márcia Dantas, coordenadora da 15ª CRE, as atividades culturais promovem, sobretudo a integração entre todas as escolas, uma vez que faz com que alunos visitem as outras unidades do Cepa e interajam com outros jovens. “Ano passado, quando o projeto foi implantado, percebemos o quão positivo ele foi para disseminar a paz dentro do Cepa e fortalecer o esporte com nossos jovens.
O Intercâmbio representa uma metodologia de trabalho que vem para difundir,no ambiente escolar, a paz, o respeito e a tolerância”, explica Márcia. Os jovens também vão participar de palestras educativas, produções textuais e distribuição de panfletos sobre a Campanha do Desarmamento. A prática do esporte envolve as modalidades atletismo, natação, xadrez, futsal, queimado e voleibol misto, divididos em categorias de acordo com a faixa etária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário